Millennials e Geração Z: saiba como trabalhar com esses grupos

março 11, 2022 | Shaíze Roth
Millennials e Geração Z: saiba como trabalhar com esses grupos
Com certeza você já viu discussões e até mesmo memes ou piadas sobre as diferenças entre as gerações Millennial e Z, nascidas a partir dos anos 1980. Mas, você sabe quais são as características de cada uma? 

Enquanto o primeiro grupo ocupa majoritariamente o mercado, os mais novos estão vindo com força para o universo corporativo. Acompanhe o texto e saiba mais sobre essas duas gerações. 

Quais as diferenças entre os Millennials e a Geração Z?

Há uma linha tênue entre esses dois grupos. Geralmente, os Millennials, também chamados de Y, são categorizados como as pessoas nascidas entre o início dos anos 1980 e o final dos 1990; enquanto a Z inclui os nascidos a partir daí até meados de 2010 (atualmente, já se fala em Geração Alpha, que são as crianças de hoje). 

É difícil dividir claramente as gerações, pois um jovem de 1996 e um de 2000 terão vivências bastante parecidas. Entretanto, um adulto de 1985 e um adolescente de 2005 são completamente diferentes. 

Os Millennials viveram a transição para o digital, no entanto, a maioria da Geração Z já nasceu nele - por isso, são mais independentes, imediatistas e conectados, tendo facilidade para captar informação e realizar múltiplas tarefas. Além disso, são adeptos ao trabalho 100% remoto e horários flexíveis, porém, os mais velhos podem preferir um modelo adaptável, que ofereça uma certa rotina. 

Como lidar com esses grupos no mercado de trabalho?

Ambas as gerações são naturalmente mais criativas, inovadoras e inseridas nas tendências, por isso, são talentos necessários para qualquer empresa. 

A forma como os pais e avós trabalhavam não faz mais sentido para os jovens da atualidade, portanto, para atraí-los e mantê-los, precisamos compreender quais são suas prioridades. Conheça algumas:

-Saúde mental

Segundo uma pesquisa global da Deloitte, 52% dos Millennials e 54% da Geração Z sofrem com ansiedade. A população mais nova é propensa a ter problemas de saúde mental, e prioriza o cuidado com isso, estando mais ciente de sua importância. 

Por esse motivo, irão preferir modelos flexíveis de trabalho e ambientes com estruturas menos rígidas, optando por empresas que valorizem o bem-estar dos colaboradores. 

- Valores e desenvolvimento pessoal

Trabalhar apenas para garantir o sustento não faz mais sentido. Os jovens adultos buscam atividades que tenham relação com o seu conjunto de crenças e propósitos, aliando o crescimento pessoal ao profissional. 

- Tecnologia 

Por serem imersos em tecnologia, especialmente a Geração Z, esses grupos precisam de ambientes fortemente integrados ao digital, pois é dessa forma que eles já estão habituados a realizar tarefas. 

Prepare sua empresa para lidar com as novas gerações 

Seu ambiente de trabalho já está se adequando às transformações do mundo? Estar em constante evolução é o caminho para alcançar novos patamares. 

Entre em contato com a Sou, clicando aqui, e descubra como podemos te ajudar.