Microlearning: descubra o que é e como aplicar em sua empresa

maio 26, 2022 | Shaíze Roth
Microlearning: descubra o que é e como aplicar em sua empresa
Investir em capacitações e treinamentos é sempre uma prioridade no ambiente corporativo, pois ajuda a manter a equipe motivada, atualizada e adaptada às transformações no mercado.

A forma de oferecer essas oportunidades de estudo também está mudando, seguindo novas tendências e tecnologias, com o objetivo de otimizar processos e facilitar o aprendizado. 

Um dos métodos que está em alta no momento é o microlearning! Já ouviu falar? Descubra o que significa e saiba como ele pode ajudar a sua empresa. Boa Leitura. 

O que é microlearning?
É uma abordagem de aprendizagem e ensino que traz conteúdos curtos e dinâmicos. A ideia é que um curso, por exemplo, seja separado em diversos módulos com duração média de cinco minutos, sempre com ferramentas atrativas e até mesmo lúdicas, como vídeos, podcasts, imagens e jogos, andando lado a lado com a tendência de gamificação. 

Dessa forma, é possível apresentar um tema complexo de forma simples e de fácil compreensão. É uma metodologia típica do aprendizado a distância, já que não faz sentido reunir uma turma para explicações de poucos minutos. 

Quais são os benefícios do microlearning? 
Confira algumas das principais vantagens de investir no microlearning para treinamentos corporativos: 
  • É fácil de produzir
    Por não requerer longos vídeos e textos muito aprofundados, os materiais com esse formato são mais práticos e simples de produzir, gerando economia de tempo e recursos. 
  • Permite atualizações constantes
    Da mesma forma, por consistir de materiais curtos, não é difícil adicionar, retirar ou alterar informações de um curso feito nesse formato, possibilitando mantê-lo sempre em dia. 
  • Otimiza o tempo e a rotina
    O formato microlearning é fácil de adaptar à rotina de quem estuda, especialmente quando está em plataformas digitais que podem ser acessadas em smartphones.
    Nem todo profissional tem duas horas livres semanais para assistir uma aula, mas, separar 10 ou 15 minutos por dia para assistir alguns vídeos no celular é muito mais simples. 

Como aplicar o microlearning nas empresas? 
Veja algumas situações que se beneficiam desse método e como aplicá-lo: 
  • Treinamento para um novo produto ou serviço
    Dividindo a apresentação das novidades em módulos como criação do produto, geral, funcionalidades, benefícios e outros, cada equipe pode acessar apenas o que é relevante para o seu trabalho e absorver melhor as informações. 
  • Capacitações técnicas
    Apresentar um conteúdo extenso em pequenos tópicos aumenta a retenção e compreensão do assunto, enriquecendo ainda mais as capacitações técnicas da sua empresa. 
  • Desenvolvimento comportamental
    Habilidades relacionais e de desenvolvimento pessoal também podem ser trabalhadas com microlearning. Treinamentos para líderes, por exemplo, podem contar com tópicos como feedback construtivo, delegar tarefas e resolução de conflitos. 
  • Integração de novos colaboradores
    O processo de onboarding pode se tornar muito mais efetivo em módulos separados. Tópicos como história, cultura e serviços da instituição podem ser apresentados para todos os recém-chegados, enquanto conteúdos sobre cada setor serão específicos para quem terá contato com aquela área. 

Quer oferecer capacitações cada vez melhores? 
Fale conosco e saiba como treinar e desenvolver a sua equipe, com técnicas eficazes e simples. Aqui, na Sou, contamos com os profissionais e metodologias ideais para levar a sua organização para outro nível. Entre em contato com a gente, clicando aqui!